NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 1 de outubro de 2011

Pinacoteca de São Paulo apresenta exposição de Fernando Lemos


A Pinacoteca do Estado de São Paulo tem em cartaz até 15 de Novembro, a exposição «Lá e Cá», primeira grande retrospectiva da obra de Fernando Lemos, nascido em Portugal e naturalizado brasileiro desde 1960. A exposição reúne cerca de 200 obras, entre pinturas, desenhos, fotografias, objectos e gravuras, realizadas até aos dias de hoje. 

Esta é também a primeira exposição de Fernando Lemos apresentada pela Pinacoteca do Estado que inclui as diversas técnicas utilizadas pelo artista plástico, desde suas primeiras fotografias e pinturas realizadas entre 1949 e 1952, os desenhos das décadas de 1950 e 1960, até às aguarelas dos anos 1990 e desenhos em técnica mista que produz até hoje, em trabalho quotidiano.  
Entre os destaques da mostra estão os desenhos realizados nos anos 1950, que lhe deram o prémio de melhor desenhador nacional, na 4ª Bienal Internacional de São Paulo, 1957, e uma série inédita de retratos fotográficos de personalidades brasileiras com as quais conviveu, como Lourival Gomes Machado, Lygia Fagundes Telles, Hilda Hilst, Antunes Filho, Maria Bonomi e Amelia Toledo.
Vera d’Horta, curadora da mostra, sublinha que Fernando Lemos é reconhecido como um dos principais expoentes do grupo surrealista português, acrescentando que apesar da originalidade de seus trabalhos, produzidos na sua maioria no Brasil, “ele é muito mais conhecido e reconhecido em Portugal”.

"A Pinacoteca fez jus ao seu talento como fotógrafo na retrospectiva realizada em 2004. Estava portanto na hora   do Brasil apresentar uma ampla mostra, exibindo os talentos do desenhador, pintor, fotógrafo e designer”  - acrescentou.

José Fernandes de Lemos nasceu em Lisboa em 1926. Trabalhou como fotógrafo em Portugal, no início da década de 1950 e iniciou uma produção de inspiração surrealista. Chegou ao Brasil em 1953 e passou a dedicar-se mais intensamente ao desenho, tendo recebido na IV Bienal de São Paulo, em 1957, o prémio de melhor desenhador nacional.
Lá e Cá. Retrospectiva Fernando Lemos
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2
Em cartaz até o dia 15 de Novembro
De terça a domingo, das 10h às 18h .Última entrada às 17h30

Leia mais no Mundo Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!